Caixa de Transferência I.42F
A caixa de transferência mod. I42F tem por característica, sistema de Duplo Acionamento, são destinadas às montagens em caminhões, máquinas industriais e tratores, onde seja necessária baixa velocidade e o controle constante/proporcional das velocidades de avanço e retorno.
Eventualmente as velocidades podem ser controladas de forma automática, aplicando-se um micro processador e um sensor indutivo no eixo central de saída.
A caixa dispõe de tomada de força auxiliar, para acionar equipamentos mecânicos tais como: bombas para água de alta pressão, bombas Anel líquido, sopradores Hoots, Bombas hidráulicas etc.
A caixa de transferência utiliza um eixo lateral para a movimentação do diferencial. O acionamento pode ser feito através de redutor, motor hidráulico ou somente motor hidráulico. Além disso, possui um segundo eixo que aciona bombas hidráulicas com flanges SAE “A, B, C ou D” com deslocamento de até 130 cm3. Para outras aplicações, dispomos de flanges tipos cardan. Conheça os serviços oferecidos pela Four Solution.
Conheça um pouquinho dos nossos principais produtos:
- Caixa multiplicadora de velocidade: a caixa multiplicadora de velocidade é um componente mecânico projetado para aumentar a velocidade de rotação de um dispositivo de saída em relação à velocidade de entrada.
- Caixa multiplicadora de rpm: uma caixa multiplicadora de rotações por minuto (RPM) é um dispositivo mecânico projetado para aumentar a velocidade de rotação de um dispositivo de saída em relação à velocidade de entrada. Esse tipo de caixa é comumente utilizada em diversas aplicações industriais e comerciais, onde é necessário aumentar a velocidade de operação de equipamentos como motores, geradores, ventiladores e outros dispositivos rotativos.
- Caixa multiplicadora de velocidade para trator: a caixa multiplicadora de velocidade para trator é um componente fundamental utilizado na agricultura para aumentar a velocidade de rotação dos implementos agrícolas acoplados aos tratores. Essa caixa, instalada entre a tomada de potência (TDP) do trator e o implemento, tem a função de amplificar a rotação do motor, permitindo que o implemento opere em uma velocidade mais elevada.
Quais as vantagens da caixa de transferência?
- Tração em diversas condições: uma das principais vantagens da caixa de transferência é a capacidade de proporcionar tração em uma variedade de condições de terreno, como estradas escorregadias, superfícies irregulares e terrenos inclinados. Isso é possível graças à capacidade de distribuir a potência do motor para os eixos dianteiro e traseiro do veículo conforme necessário.
- Melhor desempenho off-road: para veículos 4×4 ou com tração nas quatro rodas, a caixa de transferência é essencial para garantir um desempenho adequado em terrenos off-road. Ela permite que o veículo supere obstáculos e terrenos difíceis com maior facilidade, proporcionando uma experiência de condução mais segura e controlada.
- Versatilidade: a caixa de transferência oferece diferentes modos de tração, como 4×2, 4×4 e 4×4 com bloqueio de diferencial, o que proporciona maior versatilidade ao veículo. Isso permite ao condutor adaptar a tração de acordo com as condições específicas de condução, seja em estradas pavimentadas ou fora de estrada.
Utiliza um eixo lateral para movimentação do diferencial, o acionamento pode ser através de redutor e motor hidráulico ou somente motor hidráulico e um segundo eixo que aciona bombas hidráulicas com flanges SAE “A, B, C ou D” com deslocamento de até 130 cm3, para outras aplicações dispomos de flanges tipo cardan.
Combinações e montagens especiais poderão ser estudadas, mediante consulta.
CAIXA DE TRANSFERÊNCIA I.42F
DADOS TÉCNICOS
CONSTRUÇÃO MECÂNICA | Carcaça em chapas de ferro , eixos e engrenagens fabricados em aço liga e tratados termicamente, garfos de acionamento das engrenagens em aço carbono temperado. |
Engate das engrenagens. | Garfos e cilindros pneumáticos |
Peso líquido. | 220 Kg |
Potência máxima de entrada. | 330 CV |
Potência máxima de saída. | 150 CV individual |
Torque máximo de entrada. | 1200 Kgfm |
Rotação máxima de trabalho. | 4.100 rpm |
Rotação de trabalho. | 800 a 2.500 RPM |
Relação Motor hidr. x diferencial: Redutora | 2,527 : 1 |
Relação Câmbio x Bombas hidr.: Multiplicadora | 1:1,35 |
Eixo de saída para bomba, estriado com luva postiça estriada. | Extriados de 9, 11, 13, 14, 15, 16, 17, 21 e 23 Z conforme norma ANSI – B92.1-1970- Class 5 – ângulo de pressão 30º
Estriados conforme norma DIN – 14 – 15- 16 – 18Z, outros estriados, podemos desenvolver sob consulta. |
Flange de encaixe para bomba. | Conforme SAE J744c – SAE “A, B, C ou D” |
Flange opcional tipo cardan para acionamento de bombas maiores. | Mercedes Benz – Ø 150 mm – 8 furos ou Ø180 mm raiada. |
Flange do cardan principal.
Para caminhões até 27 toneladas. |
Flange Ø180 mm – estriado 36 Z, com 10 parafusos de aço e porcas torque.
OBS: Acompanha Flange lisa para soldar garfo da cruzeta |
Lubrificação. | Óleo Hypoid SAE 90 GL 5 ou similar |
Volume utilizado. | 7,5 litros |
Adaptável em caminhões. | Ford / Mercedes / Volkswagem, International, Iveco, Volvo. |
Saídas de força. | Fornecida com duas flanges para bombas hidráulicas; O Cliente deve especificar o modelo, opcionalmente pode ser montada com flanges para cardan. |
Sistema de trabalho. | Engrenagens de engate seco, sem sincronizado.
Acionamento das bombas, através de cardan derivado do câmbio, e acionamento do diferencial, através de motor hidráulico ou Moto-redutor hidráulico. |
Conjunto de acionamento do equipamento: ( opcional )
a) Micro painel com led sinalizador, botão de pulso e sistema de segurança para acionamento do cilindro pneumático. b) Conjunto de duas válvulas pneumáticas 5/2 vias com solenóides 12 ou 24 V –CC c) Sensor indutivo acoplado à tampa de entrada da caixa. |
Funcionamento: Válvula pneumática operada eletricamente que só funciona após a liberação do sinal enviado por um sensor indutivo que lê o giro do eixo de entrada da caixa.
Para que seja liberado o engate, é necessário acionar o pedal da embreagem e após a parada total do eixo, um led sinalizador informa que o sistema está operante, proporcionando proteção contra descuido do operador e conseqüente quebra do equipamento. |