Caixa de Transferência I.42F

A caixa de transferência mod. I42F tem por característica, sistema de Duplo Acionamento, são destinadas às montagens em caminhões, máquinas industriais e tratores, onde seja necessária baixa velocidade e o controle constante/proporcional das velocidades de avanço e retorno.

Eventualmente as velocidades podem ser controladas de forma automática, aplicando-se um micro processador e um sensor indutivo no eixo central de saída.

A caixa dispõe de tomada de força auxiliar, para acionar equipamentos mecânicos tais como:  bombas para água de alta pressão, bombas Anel líquido, sopradores Hoots, Bombas hidráulicas etc.

A caixa de transferência utiliza um eixo lateral para a movimentação do diferencial. O acionamento pode ser feito através de redutor, motor hidráulico ou somente motor hidráulico. Além disso, possui um segundo eixo que aciona bombas hidráulicas com flanges SAE “A, B, C ou D” com deslocamento de até 130 cm3. Para outras aplicações, dispomos de flanges tipos cardan. Conheça os serviços oferecidos pela Four Solution.

Conheça um pouquinho dos nossos principais produtos:

  • Caixa multiplicadora de velocidade: a caixa multiplicadora de velocidade é um componente mecânico projetado para aumentar a velocidade de rotação de um dispositivo de saída em relação à velocidade de entrada.
  • Caixa multiplicadora de rpm: uma caixa multiplicadora de rotações por minuto (RPM) é um dispositivo mecânico projetado para aumentar a velocidade de rotação de um dispositivo de saída em relação à velocidade de entrada. Esse tipo de caixa é comumente utilizada em diversas aplicações industriais e comerciais, onde é necessário aumentar a velocidade de operação de equipamentos como motores, geradores, ventiladores e outros dispositivos rotativos.
  • Caixa multiplicadora de velocidade para trator: a caixa multiplicadora de velocidade para trator é um componente fundamental utilizado na agricultura para aumentar a velocidade de rotação dos implementos agrícolas acoplados aos tratores. Essa caixa, instalada entre a tomada de potência (TDP) do trator e o implemento, tem a função de amplificar a rotação do motor, permitindo que o implemento opere em uma velocidade mais elevada.

Quais as vantagens da caixa de transferência?

  • Tração em diversas condições: uma das principais vantagens da caixa de transferência é a capacidade de proporcionar tração em uma variedade de condições de terreno, como estradas escorregadias, superfícies irregulares e terrenos inclinados. Isso é possível graças à capacidade de distribuir a potência do motor para os eixos dianteiro e traseiro do veículo conforme necessário.
  • Melhor desempenho off-road: para veículos 4×4 ou com tração nas quatro rodas, a caixa de transferência é essencial para garantir um desempenho adequado em terrenos off-road. Ela permite que o veículo supere obstáculos e terrenos difíceis com maior facilidade, proporcionando uma experiência de condução mais segura e controlada.
  • Versatilidade: a caixa de transferência oferece diferentes modos de tração, como 4×2, 4×4 e 4×4 com bloqueio de diferencial, o que proporciona maior versatilidade ao veículo. Isso permite ao condutor adaptar a tração de acordo com as condições específicas de condução, seja em estradas pavimentadas ou fora de estrada.

Utiliza um eixo lateral para movimentação do diferencial, o acionamento pode ser através de redutor e motor hidráulico ou somente motor hidráulico e um segundo eixo que aciona bombas hidráulicas com flanges SAE  “A, B, C ou D” com deslocamento de até 130 cm3,  para outras aplicações dispomos de flanges tipo cardan.

Combinações e montagens especiais poderão ser estudadas, mediante consulta.

 

CAIXA  DE TRANSFERÊNCIA I.42F

DADOS  TÉCNICOS

 

CONSTRUÇÃO MECÂNICA Carcaça em chapas de ferro , eixos e engrenagens fabricados em aço liga e tratados termicamente, garfos de acionamento das engrenagens em aço carbono temperado.
Engate das engrenagens. Garfos e cilindros pneumáticos
Peso líquido. 220 Kg
Potência máxima de entrada. 330 CV
Potência máxima de saída. 150 CV individual
Torque máximo de entrada. 1200 Kgfm
Rotação máxima de trabalho. 4.100 rpm
Rotação de trabalho. 800 a 2.500 RPM
Relação Motor hidr. x diferencial: Redutora                   2,527 : 1
Relação Câmbio x Bombas hidr.: Multiplicadora                   1:1,35
Eixo de saída para bomba, estriado com luva postiça estriada. Extriados de 9, 11, 13, 14, 15, 16, 17, 21 e 23 Z conforme norma ANSI – B92.1-1970- Class 5 – ângulo de pressão  30º

Estriados conforme norma DIN – 14 – 15- 16 – 18Z, outros estriados, podemos desenvolver  sob consulta.

Flange de encaixe para bomba. Conforme SAE J744c – SAE  “A, B, C ou D”
Flange opcional tipo cardan para acionamento de bombas maiores. Mercedes Benz – Ø 150 mm – 8 furos  ou  Ø180 mm  raiada.
Flange do cardan principal.

 

Para caminhões até 27 toneladas.                      

Flange Ø180 mm – estriado 36 Z, com 10 parafusos de aço e porcas  torque.

OBS: Acompanha Flange lisa para soldar garfo da cruzeta

Lubrificação. Óleo  Hypoid  SAE 90  GL 5 ou similar
Volume utilizado.  7,5 litros
Adaptável em caminhões. Ford / Mercedes / Volkswagem, International, Iveco, Volvo.
Saídas de força. Fornecida com duas flanges para bombas hidráulicas; O Cliente deve especificar o modelo, opcionalmente pode ser montada com flanges para cardan.
Sistema de trabalho. Engrenagens de engate seco, sem sincronizado.

Acionamento das bombas, através de cardan derivado do câmbio, e acionamento do diferencial, através de motor hidráulico ou  Moto-redutor hidráulico.

Conjunto de acionamento do equipamento: ( opcional )

a)       Micro painel com led sinalizador, botão de pulso e sistema de segurança para acionamento do cilindro pneumático.

b)      Conjunto de duas válvulas pneumáticas  5/2 vias com solenóides 12 ou 24 V –CC

c)       Sensor indutivo acoplado à tampa de entrada da caixa.

Funcionamento: Válvula pneumática operada eletricamente que só funciona após a liberação do sinal enviado por um sensor indutivo que lê o giro do eixo de entrada da caixa.

Para que seja liberado o engate, é necessário acionar o pedal da embreagem e após a parada total do eixo, um led sinalizador informa que o sistema está operante, proporcionando proteção contra descuido do operador e conseqüente quebra do equipamento.